Recado – 03/05/2020

Senhores pais,

Iniciamos o mês de Maio e infelizmente, sem previsão de retorno das aulas. Segundo Roberto Prado diretor da Abepar(São Paulo), o ano letivo de 2020 poderá (se necessário) ser estendido até fevereiro de 2021, e começando o próximo ano letivo em março. Esperamos que não seja necessário, mas se tiver que ser………

É um momento de termos muita serenidade e buscarmos muita sabedoria para chegarmos ao final desta pandemia com sanidade mental e aprendizados.

Percebo em alguns pais o pensamento errôneo em questionar que está pagando pelas atividades que estão sendo enviadas. A meu ver não são estas atividades que estão sendo cobradas(mensalidades) pois nem temos certeza de que estas contarão como pagamento de dias, ainda não foi legalizado pelos órgãos competentes, por isto tem escolas que até então não enviaram nada. Aproveito para agradecer o empenho  e trabalho das professoras nesta questão. Na verdade está sendo cobrado o serviço contratado que será entregue depois do previsto por motivos de força maior. Entenda:

Escolas particulares são empresas prestadoras de serviços educacionais segundo a legislação vigente. Para a prestação deste serviço é feito um contrato entre as partes onde o que está comprometido é a entrega de 200 dias letivos e 800 horas aulas para a educação infantil e o ensino fundamental 1. Para este serviço é cobrado uma anuidade e esta anuidade parcelada pelos meses do ano o que se torna mensalidade.

Diante do contrato e da necessidade da escola em cumprir seus compromissos, não tenho como realizar o sonho de muitos de vocês e dizer que não precisa pagar, infelizmente como já expliquei a escola não tem mantenedora, ela vive somente com o que entra de mensalidades, sendo que em torno de 70% é usado para pagamento de funcionárias e encargos.

No mês de abril de 210 alunos recebemos 101 mensalidades, precisei de um empréstimo para completar e pagar as funcionárias e foi somente o que foi pago. Peço desculpas por esta colocação , pois sei que muitos podem se perguntar, o que eu tenho com isto? Porém o que virá pode afetar a todos. Como não sabemos ainda quando voltamos, caso esta situação de pagamento permaneça, a escola acabará tendo que abrir falência, pois como já disse a escola não tem mantenedor, não tem reserva de dinheiro para uma situação destas, pois normalmente já convive com um número alto de inadimplentes, o que torna impossível ter um capital de giro ou reserva. Sabemos que alguns não foram afetados, que alguns foram parcialmente afetados e outros totalmente em seus ganhos. Cada caso é um caso e trataremos os casos necessários com muita atenção e respeito, como alguns que já vieram até mim para juntos acharmos a melhor solução para os dois lados. Neste momento eu peço a vocês pais ou responsáveis, que faça uma reflexão sobre a escola que você optou para investir na educação de seu(ua) filho(a), e caso seja importante é necessário um olhar atento para que ela não deixe de existir. Se os pais que estão tirando as crianças do Maternal tiverem a intenção de voltar com eles mais tarde pois precisará da escola, pode ser que não tenha como, pois quando tudo passar a turma de seu filho pode ter deixado de existir por evasão.

  • Para os alunos do horário integral serão cobradas as mensalidades relativas a meio período(horário de aulas), pois como o comércio foi reaberto, os pais terão que buscar outra alternativa para ter onde deixar as crianças.
  • AS ATIVIDADES AVALIATIVAS DO 1º AO 5º ANO DEVERÃO SER ENTREGUES NA ESCOLA NO DIA 14/05. SE FORAM FEITAS NO CADERNO ENTREGAR O CADERNO SE EM FOLHA SEPARADA ENTREGAR AS FOLHAS.

Agradeço a todos pela compreensão e peço desculpas mais uma vez pelas colocações.

Att

A Direção